Ravenna, a capital mundial dos mosaicos!



                    
Cripta de uma das muitas igrejas de Ravenna




                 Rocca Brancaleone é uma fortaleza construída no século 15 e hoje abriga um agradável parque





 Monumento em mosaico em uma das muitas praças da cidade

 Ravena, que já foi a capital do Império Bizantino, hoje é a capital mundial dos mosaicos, pois guarda com extrema dedicação e talento a tradição da arte de “pintar” com as pedras.  Desde os mosaicos antigos, que sobreviveram intactos aos séculos e que podem ser visitados em várias igrejas e museus, até o mosaico contemporâneo, que invade a cidade, praças, ruas e dezenas de ateliês, que lá eles chamam de estúdios ou “labs”.
Andar pelas ruas de Ravenna, a pé ou de bike (sim, é muitíssimo comum as pessoas circularem pela cidade com suas bicicletas) é uma delícia e um colírio para os olhos dos apaixonados por mosaico. Vamos ver alguns exemplos? 














Em Ravenna, o mosaico é levado tão a sério que tem até um museu sobre o tema. É o TAMO - Todo Aventura do Mosaico-, que foi montado dentro de uma antiga igreja. É um museu inovador, versátil e multifacetado que conta a história fascinante do mosaico através de passeios temáticos, que vão desde as relíquias antigas, passando pelo mosaico medieval até as produções de artistas contemporâneos. 




Em 2012 o museu ganhou uma nova seção, intitulada "Mosaicos entre o Céu e o Inferno", com 21 obras inspiradas nas músicas da Divina Comédia e feitas por grandes artistas italianos do século XX, para celebrar o sétimo centenário do nascimento de Dante Alighieri, que está sepultado em Ravena. As imagens são um pouco assustadoras, mas é arte, é mosaico...






 Na loja da Anna Fietta. eu ficaria dias... Muita cor, muito brilho e muitas opções: de pequenos chaveiros a quadros incríveis. Abaixo algumas fotos desse delírio!







Um comentário: