Era uma vez uma Fênix ...



Há cerca de três ou quatro anos, uma antiga aluna dos cursos de mosaico me reencontra na rua e me pergunta se eu tenho algum desenho de fênix... “Não, não tenho, mas se você procurar na internet acho que você encontra”, respondi...
Ela me confessou que era avessa à informática e me propôs pagar pelo “serviço”.  Achei engraçado e no dia seguinte liguei para ela dizendo que havia encontrado uma fênix passível de ser “mosaicada”, pois esse era o objetivo da imagem. Fiz uma impressão pequena, num folha A4, entreguei a ela e esqueci  do assunto. 


Há alguns meses, ela me liga dizendo que quer fazer algumas aulas e tem uma encomenda para me fazer. E qual não foi minha surpresa que a encomenda era justamente a tal fênix, que agora ela trouxe ampliada (cerca de 70 cm). Insisti que ela teria condições de fazê-la, mas ela bateu o pé, me trouxe o compensado naval (sim, a fênix iria ficar meio na entrada da sua casa, tomando umas chuvinhas de vez em quando) e pagou adiantado, pois estava para fazer uma longa viagem e portanto, não tinha pressa do seu mosaico.
O desafio era grande, pois decidi fazê-la com cola de silicone, já que precisaria ser resistente a água. Fora que eu nunca tinha feito (e nem visto, claro!!!!) uma fênix!
Mas a cada pecinha que ia colocando, criando os movimentos, brincando com as penas e as tesselas, ia me apaixonando pelo trabalho. 


Fui postando algumas fotos no face e o feedback foi maravilhoso. Fui fazendo-a lentamente, já que a cliente estava viajando e eu tinha cerca de dois meses para finalizá-la. Entre uma encomenda e outra, entre um curso e outro, fazia uma asa, depois outra, o bico, a cauda, e por fim, o fundo em pastilhas de vidro branca, em anéis circundando o diâmetro da peça.  


A dona da Fênix queria um rejunte cinza (aliás, fiz com argamassa para garantir ainda maior resistência à peça).  No fundo eu sentia que o ideal seria usar dois tons de rejuntes:um no pássaro, para uniformizá-lo  e outro no fundo . Acabei não seguindo minha intuição e fiquei um pouquinho descontente com o resultado final. 






                                                                 Mas a Nair gostou ...

Para minha sorte, uma nova fênix foi encomendada. Um amigo queria presentear a esposa no dia do seu aniversário. Tinha cerca de um mês para fazê-la, porém, era metade de dezembro, muitas encomendas, Natal, festas de fim de ano, e o prazo acabou sendo apertado. Mas eu já tinha know how!!!  E a fênix foi surgindo mais fácil, mais solta...E aí decidi rejuntar a minha nova fênix num tom mais neutro e próximo dos seus tons quentes (fiz com rejunte cor chocolate) e o fundo com cinza platina. Gostei do resultado! Acho que seus novos donos também aprovaram! 



                        Alessandro veio com as duas filhas lindas buscar o presente da esposa

Nenhum comentário:

Postar um comentário