O passo a passo do Canário da Terra





Quando vi a imagem do Canário da Terra que iria reproduzir em mosaico, decidi que a forma de conseguir ser o mais fiel possível aos seus diversos tons seria fazer o mosaico sobre a foto colorida.





Todo o corpinho foi recoberto com tesselas de pastilhas de vidro cristal recortadas em formato de uma espécie de losango, tentando imitar suas penugens.  E na asa e cabeça, optei por um corte mais alongado das pastilhas. Gostei mais dele assim, antes do rejunte, pois as cores ficam mais vivas, vibrantes.

O segundo desafio era fazer o tronco. Com que material? E foi uma das minhas alunas, a Rose Graglia, quem sugeriu usar uma pastilha marmorizada em branco e marrom. E não é que ficou perfeito?

Nessa fase, o canário há havia sido rejuntado (fiz a parte da asa num tom mais escuro - o chocolate, e no peito e cabeça usei o caramelo, da Quartzolit), e a primeira ideia era fazer o fundo com as tesselas cortadas em forma de pétalas.
Porém, outras ideias foram  surgindo e parecia certo que faria o fundo em pastilhas de vidro cristal cortadas em pequenos quadradinhos e colocadas em movimento, conforme os traços que aparecem no mdf.
Tentei o azul, o verde, o branco e nada me agradava.
Não, não é isso!
Voltei para a minha primeira ideia: folhas!


Cortei as pastilhas de vidro em vários tons de verde em formato de folhas e fui colando, uma a uma...
Ah, o tronco também já havia sido rejuntado de bege.
Hora então de finalizar o trabalho, ou seja, rejuntar o fundo em verde escuro. Gosto muito do verde forest, da Fortaleza, porém, como não o encontrei, preparei o meu verde escuro utilizando pó xadrez verde, rejunte cinza ártico e branco. Consegui checar na cor exata do verde forest!

Para evitar manchar as partes já rejuntadas, cobri o passarinho e também o tronco para poder rejuntar o fundo de verde. 
E olha ele aí, prontinho! 



E a moldura, que eu queria que fosse de madeira de demolição, infelizmente não consegui. Mas fiz um teste nessa moldura, antes de colocá-la e descobri que eu poderia lixá-la e tirar um pouco da tinta branca e foi o que fiz, com o consentimento do dono do quadro... rsrs.

E olha ele aí, na linda casa de campo do meu querido irmão e cunhada! E o melhor da história é que eles gostaram muito! E você, gostou? Então compartilhe! Grande abraço e até a próxima oportunidade!



3 comentários:

  1. Amei a forma que vc usou pra dar movimento no corpinho do pássaro .parabéns. ficou lindo.

    ResponderExcluir
  2. Faz por encomenda? Me envia um email se sim. marcus412@gmail.com

    ResponderExcluir